quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SER PROFESSOR...


Ser professor é mais do que ter uma atividade profissional que se faz defendendo um salário. Muitos professores têm habilidades para ensinar, entretanto, precisamos mais que simplesmente dominar um conteúdo e sim saber compreender as necessidades, dificuldades e expectativas de cada aluno. Deve-se saber ouvir e ler o comportamento e expressão dos alunos para assim, poder contribuir mais positivamente para o desenvolvimento destes discentes. Precisamos amar o que fazemos, precisamos ter desejo de aprendizado constante, ou seja, estar se aperfeiçoando a cada dia, ser inovador, criativo, pesquisar novas metodologias e acima de tudo a interação entre o professor e aluno é de fundamental importância. O professor precisa compreender que antes de ensinar, precisamos aprender. Aprender a ouvir, a respeitar as diferenças e a desenvolver o processo de aprendizagem, criando o interesse de aprendizagem no aluno, através de atividades diversificadas. Deve sair da mesmice para que a aula seja importante na vida dos educandos, deve ser aquela pela qual realmente valha a pena os sacrifícios que o aluno faz para assisti-la. Além disso, ser amigo, companheiro, e não ser autoritário. Tratar o aluno com carinho e respeito, pois como dizia Paulo Freire:
 O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca. (FREIRE, 1996, p.73)


Essa relação é fundamental para que o processo de ensino aprendizagem seja desenvolvido e tenha resultados positivos. Essa relação deve ser construída diariamente especialmente pelo professor, por meio do diálogo constante com os alunos, por isso irá aproximá-los e torná-los parceiros ao longo de todo o ano letivo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário