sábado, 23 de março de 2013

Sugestões de chamadinha


1.   Chamadinha no quadro, a professora irá escrevendo os nomes no quadro-negro; letra por letra.
Exemplo: ela escreve a letra A.
2.   Fazer um barquinho de papel, que pode ser de cartolina ou papel madeira. Tendo em vista que o barco precisar ser grande para suportar todas as fichinhas como o nome dos educando. O professor ira colocar as fichas dentro do barco, enquanto coloca vai falando: vamos fazer um passei pelo rio com todos os nomes; em quanto vai andando pela sala vai  cantando a canoa virou.
De repente em um descuido vira o barco e as fichas caem no chão da sala; em seguida o professor fala que cada um tem que salvar o seu nome da água; se não ele vai se afogar, então a professora escolhe uma criança pra iniciar, enquanto ele procura a ficha  a turma vai cantando a canoa virou vou deixa ela virar foi por causa da fulana que não soube remar se eu fosse um peixinho soubesse nadar eu tirava a fulana lá do fundo do mar. Se for pouco o tempo,o professor(a) pode cantar só a segunda estrofe da musica se eu fosse um peixinho.........Quando uma criança tiver dificuldade em encontrar chama-se um bombeiro pra ajuda-lo salvar o seu nome,o bombeiro e qualquer coleguinha que a turma escolher.

3.   Colocar as fichas em uma caixa de papelão; a professora irá cantando uma música qualquer de preferência uma que a turma goste; enquanto isso estará passando a caixa com as fichas, quando a música parar a criança ira pegar uma ficha e falar se é a com o seu nome  e se não falar de quem é a ficha.

4.    As fichas espalhadas no chão da sala, a professora irá convida as crianças de 1 por uma ,para pegar a ficha  o seu nome,em seguida colocar no cartaz de prega.

5.   A professora pega as fichas escolhe uma e mostra para as crianças,e vai dando pistas pra eles conseguirem identificar;

 Exº Esta ficha é da criança que esta de blusa azul! Que esta sentada na cadeira!  é uma menina e assim por diante. ! a professora precisa deixa as crianças falarem.

6.   Em forma de preguiçinha o professor pega uma ficha cobre de forma que possa mostrar as letras de uma em uma.Exº  ANA  a professora mostra a 1º  letra ou a última e vai indagando das crianças, de quem é a ficha o nome das letras  se as crianças não acertarem o professor(a ) ira dando pistas e mostrando as demais letras, uma a uma .Até as crianças reconhecerem de quem é a ficha .
 Obsº Além de trabalhar o reconhecimento da ficha  será trabalhado Tb as letras  que compõem o nome ,o nome das letras e a quantidade de letras e letras repetidas quantas vezes se abre a boquinha pra falar.
7.   Carimbe na mão referente ao seu nome. Em seguida vá mostrando os cartões com as letras do alfabeto.
ü  Qual o nome desta letra?
ü  De quem é esta letra?
ü  Alguém tem essa letrinha carimbada na mãozinha?

8.   Espalhe as fichas com os nomes no meio da roda; peça ao ajudante que cante a música:” uni Du nê tê,salame míngue o sorvete colore ,o escolhido foi você!!”

9.   Faça um painel bem bonito, simbolizando o mar. Faça um peixinho para cada aluno com seus respectivos nomes, cante a música Se eu fosse um peixinho.............mostrando o nome das crianças ,assim que identificarem o nome, a criança  fixa o peixinho no painel.

Obs:pode ser feito um jardim com muitas flores onde cada flor representa uma criança.

10.                Faça um circulo com as cadeiras cole atrás da cadeira as fichas com os nomes das crianças. Coloque uma música bem animada, comece pelo ajudante do dia, assim que ele se sentar, peça a criança que retire o nome do colega que esta atrás da cadeira e entregue ao amigo, o mesmo levará a ficha do nome até o local da chamadinha. Termina até que o último nome seja colocado na ficha.
11.               Peneirei a farinha a farinha subiu tornei a peneirar a farinha caiu  à fulana você não tem aqui nesta sala quem te queira bem!( 2 X) a criança citada na música levanta e diz:eu tenho eu tenho assim eu tenho a fulana que gosta de mim !(2X) fala o nome de uma outra crianças  .....
12.               Colocar as fichas em circulo e vai cantando a música: como é o seu nome eu preciso saber se você me disser o seu nome eu vou gostar de você de você!!! À medida que vai cantando vai batendo palmas; quando chegar ao fim da música que fala: eu vou gostar de você de você! Apontando o dedo em direção a uma criança. A criança diz o seu nome e vai pegar a sua fichinha e colocar no cartaz.
13.               As crianças em circulo a professora ira jogar ou pedir     que um educando jogue o dado, em seguida escolhera um colega que ira dizer o nome da letra que aparece no dado e o nome de  um colega(a) que inicia com aquela letra;em seguida a criança entregara a ficha para o seu determinado dono...;segue até que todos encontrem seu nome.
14.               Esconde Esconde nome; essa brincadeira e semelhante ao ”chicote queimado” a professora esconde todos os nomes na sala.
Ela explica que todos os nomes sumiram, mas que eles estão por ali,dentro da sala,mas ela precisa de ajuda  para encontrar.Assim que ela der o sinal, todos vão a caça dos nomes.Assim que encontrarem os nomes irão colocar as fichas no meio da roda .começando pelo ajudante peça a ele que identifique a sua ficha e leve até a chamada ,em seguida escolha um amigo para dar continuidade.

15.               Faça dois painéis, um simbolizando a escola e outro uma casa. O professor ira construir tarjetas com o nome e a foto da criança dependendo da idade; uma criança de cada vez, vai até a casinha retira sua plaquinha com o nome ou foto e leve até a escola, fixando no painel.
Dica: Assim que a turminha já estiver craque na identificação do nome, retire a foto e faça chamada só com o nome.
Obsº Tenha em seu material, cartões com cada letra do alfabeto, sempre que possível apresente as letras sempre verbalizando para que as crianças gravem o nome de cada uma delas; se possível relacione a letra com o nome do aluno,ou de algum objeto .
Exº letra A de Aline
              letra B de bola


Um comentário:

  1. ótimo blog, aboradaram muito bem o assunto, quero fazer algo assim escola infantil zona norte sp em que trabalho, gostei bastante do conteúdo do post!

    ResponderExcluir