São atribuições do Coordenador
Pedagógico nas unidades escolares:
·
Coordenar, juntamente com a direção, a
elaboração e responsabilizar-se pela divulgação e execução da Proposta
Pedagógica da escola, articulando essa elaboração de forma participativa e
cooperativa;
·
Organizar e apoiar principalmente as
ações pedagógicas, propiciando sua efetividade;
·
Estabelecer uma parceria com a direção
da escola, que favoreça a criação de vínculos de respeito e de trocas no
trabalho educativo;
·
Acompanhar e avaliar o processo de
ensino e de aprendizagem e contribuir positivamente para a busca de soluções
para os problemas de aprendizagens identificados;
·
Coordenar o planejamento e a execução
das ações pedagógicas na escola;
· Acompanhar o plano de curso dos professores verificando
coerência entre os descritores (objetivo), os conteúdos e metodologias;
· Acompanhar a seqüência didática (plano de aula)
quinzenalmente oferecendo sugestões que possa contribuir para o trabalho
pedagógico do professor;
· Verificar as atividades avaliativas antes de serem aplicadas
aos discentes evitando prejudicar o aluno em suas interpretações;
· Verificar a coerência da seqüência didática (plano de aula)
quanto aos conteúdos, aos descritores (objetivos) e metodologia de avaliação;
·
Atuar de maneira integrada e
integradora junto à direção e à equipe pedagógica da SEMEC para a melhoria do
processo de ensino-aprendizagem;
·
Coordenar e acompanhar os horários de
Atividade de reforço; Promover oportunidades de discussão e proposição de
inovações pedagógicas, assim como a produção de materiais didático-pedagógicos
na escola, na perspectiva de uma efetiva formação continuada;
·
Avaliar as práticas planejadas,
discutindo com os envolvidos e sugerindo inovações;
·
Acompanhar o desempenho acadêmico dos
alunos, através de registros bimestrais,
orientando os docentes para a criação de propostas diferenciadas e direcionadas
aos que tiveram desempenho insuficiente;
·
Estabelecer metas a serem atingidas em
função das demandas explicitadas no plano de trabalho dos professores;
·
Promover um clima escolar favorável à
aprendizagem e ao ensino, a partir do entrosamento entre os membros da
comunidade escolar e da qualidade das relações interpessoais;
· Elaborar seu plano de trabalho que deve conter os seguintes tópicos:
- apresentação,
objetivos, metodologia, detalhamento das ações, estratégias, recursos
utilizados, avaliação, cronograma de execução e ações.
· Identificar atividades/ eventos obrigatórios de interesse
da escola;
· Elaborar a agenda do dia priorizando os compromissos;
· Assegurar que os alunos estejam em sala de aula ou em
atividade extraclasse;
· Ouvir alunos e professores e ajudar-los nas dificuldades do
professo de ensino aprendizagem;
· Observar o diário dos professores, para controle de acompanhamento
do plano de curso;
·
Obs: Os
Coordenadores Pedagógicos possui funções múltiplas e significativas que se
desenvolvem como:
Preventiva: acompanhar o processo pedagógico, a fim de obtermos
resultados positivos na melhoria do ensino - aprendizagem.
Construtiva: Auxiliar o docente a superar suas dificuldades de maneira
positiva e cooperativa.
Criativa: Estimular a iniciativa do docente, buscar novos caminhos, pesquisar e criar novos recursos do ensino.
Criativa: Estimular a iniciativa do docente, buscar novos caminhos, pesquisar e criar novos recursos do ensino.
Adorei, vc está de parabéns!!!
ResponderExcluirAdorei, vc está de parabéns!!!
ResponderExcluirAmei parabéns pelo belíssimo trabalho.
ResponderExcluirAmei!!! Parabéns
ResponderExcluirAmei!!! Parabéns
ResponderExcluirMuito Bom. Obrigada.
ResponderExcluirSão tantas funções para um único profissional e além desta fazemos mais...
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