quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

SER PROFESSOR...


Ser professor é mais do que ter uma atividade profissional que se faz defendendo um salário. Muitos professores têm habilidades para ensinar, entretanto, precisamos mais que simplesmente dominar um conteúdo e sim saber compreender as necessidades, dificuldades e expectativas de cada aluno. Deve-se saber ouvir e ler o comportamento e expressão dos alunos para assim, poder contribuir mais positivamente para o desenvolvimento destes discentes. Precisamos amar o que fazemos, precisamos ter desejo de aprendizado constante, ou seja, estar se aperfeiçoando a cada dia, ser inovador, criativo, pesquisar novas metodologias e acima de tudo a interação entre o professor e aluno é de fundamental importância. O professor precisa compreender que antes de ensinar, precisamos aprender. Aprender a ouvir, a respeitar as diferenças e a desenvolver o processo de aprendizagem, criando o interesse de aprendizagem no aluno, através de atividades diversificadas. Deve sair da mesmice para que a aula seja importante na vida dos educandos, deve ser aquela pela qual realmente valha a pena os sacrifícios que o aluno faz para assisti-la. Além disso, ser amigo, companheiro, e não ser autoritário. Tratar o aluno com carinho e respeito, pois como dizia Paulo Freire:
 O professor autoritário, o professor licencioso, o professor competente, sério, o professor incompetente, irresponsável, o professor amoroso da vida e das gentes, o professor mal-amado, sempre com raiva do mundo e das pessoas, frio, burocrático, racionalista, nenhum deles passa pelos alunos sem deixar sua marca. (FREIRE, 1996, p.73)


Essa relação é fundamental para que o processo de ensino aprendizagem seja desenvolvido e tenha resultados positivos. Essa relação deve ser construída diariamente especialmente pelo professor, por meio do diálogo constante com os alunos, por isso irá aproximá-los e torná-los parceiros ao longo de todo o ano letivo.




PARA REFLETIR

A ESCOLA DOS SONHOS
Eu queria uma escola que cultivasse a curiosidade de aprender que em vocês é natural
Eu queria uma escola que educasse seu corpo e seus movimentos: que possibilitasse seu crescimento físico e sadio.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a natureza, o ar, a matéria, as plantas, os animais, seu próprio corpo. Mas que ensinasse primeiro pela observação, pela descoberta, pela experimentação.
E que dessas coisas lhes ensinasse não só o conhecer, como também a aceitar, a amar e preservar.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse tudo sobre a nossa história e a nossa terra de uma maneira viva e atraente.
Eu queria uma escola que lhes ensinasse a usarem bem a nossa língua, a pensarem e a se expressarem com clareza.
Eu queria uma escola que lhes ensinassem a pensar, a raciocinar, a procurar soluções. Eu queria uma escola que desde cedo usasse materiais concretos para que vocês pudessem ir formando corretamente os conceitos
matemáticos, os conceitos de números, as operações... Usando palitos, tampinhas, pedrinhas... só porcariinhas!... Fazendo vocês aprenderem brincando...
Oh! Meu Deus! Deus que livre vocês de uma escola em que tenham que copiar pontos. Deus que livre vocês de decorar sem entender, nomes, datas, fatos...
Deus que livre vocês de aceitarem conhecimentos "prontos", mediocremente embalados nos livros didáticos descartáveis.
Deus que livre vocês de ficarem passivos, ouvindo e repetindo, repetindo repetindo, repetindo...Eu também queria uma escola que ensinasse a conviver, a cooperar, a respeitar, a esperar, a saber viver em comunidade, em união.
Que vocês aprendessem a transformar e criar.
Que lhes desse múltiplos meios de vocês expressarem cada sentimento, cada drama, cada emoção.
Ah! E antes que eu me esqueça: Deus que livre vocês de um professor incompetente.
Para vocês, Professores, meu carinho e minha admiração. abraços pelo dia-a-dia. (Carlos Drumond de Andrade)


ESCOLA
"... É o lugar que se faz amigos.Não se trata só de prédios, salas, quadros,Programas, horários, conceitos...Escola é sobretudo, gente Gente que trabalha, que estuda Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,O coordenador é gente,O professor é gente,O aluno é gente,Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor Na medida em que cada um se comporte Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”Nada de conviver com as pessoas e depois,Descobrir que não tem amizade a ninguém.Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.
... o lugar que se faz amigos.Não se trata só de prédios, salas, quadros,Programas, horários, conceitos...Escola é sobretudo, gente Gente que trabalha, que estuda Que alegra, se conhece, se estima.
O Diretor é gente,O coordenador é gente,O professor é gente,O aluno é gente,Cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez melhor ;Na medida em que cada um se comporte Como colega, amigo, irmão.
Nada de “ilha cercada de gente por todos os lados”Nada de conviver com as pessoas e depois,Descobrir que não tem amizade a ninguém.Nada de ser como tijolo que forma a parede,Indiferente, frio, só.
"Paulo Freire




TEMPO PARA OS FILHOS
Um menino, com voz tímida e os olhos cheios de admiração, pergunta ao pai, quando este retorna do trabalho:
- Papai! Quanto o Sr. Ganha por hora?
O pai, num gesto severo, respondeu: - Escuta aqui meu filho, isto nem a sua mãe sabe! Não amole, estou cansado!
Mas o filho insiste: - Mas papai, por favor, diga quanto o Sr. ganha por hora?
A reação do pai foi menos severa e respondeu: - Três reais por hora
- Então, papai, o Sr. poderia me emprestar um real? O pai, cheio de ira e tratando o filho com brutalidade, respondeu:
- Então era essa a razão de querer saber quanto eu ganho? Vá dormir e não me amole mais, menino aproveitador! Já era tarde quando o pai começou a pensar no que havia acontecido e sentiu-se culpado. Talvez, quem sabe, o filho precisasse comprar algo. Querendo descarregar sua consciência doida, foi até o quarto do menino e, em voz baixa, perguntou:
- Filho, está dormindo? - Não papai! (respondeu o sonolento garoto)
- Olha aqui está o dinheiro que me pediu, um real. - Muito obrigado, papai! (disse o filho, levantando-se e retirando mais dois reais de uma caixinha que estava sob a cama). Agora já completei, Papai! Tenho três reais. Poderia me vender uma hora de seu tempo?
"Será que estamos dedicando tempo suficiente aos nosso filhos?"

Autor Desconhecido

A LIÇÃO DA BORBOLETA
Um dia, uma pequena abertura apareceu em um casulo. Um homem sentou e observou a borboleta por várias horas, conforme ela se esforçava para fazer com que seu corpo passasse através daquele pequeno buraco.
Então pareceu que ela havia parado de fazer qualquer progresso. Parecia que ela tinha ido o mais longe que podia, e não conseguia ir mais.
O homem decidiu ajudar a borboleta: ele pegou uma tesoura e cortou o restante do casulo. A borboleta então saiu facilmente. Mas seu corpo estava murcho e era pequeno e tinha as asas amassadas.
O homem continuou a observar a borboleta porque ele esperava que, a qualquer momento, as asas dela se abrissem e esticassem para serem capazes de suportar o corpo que iria se afirmar com o tempo. Nada aconteceu!
Na verdade, a borboleta passou o resto da sua vida rastejando com um corpo murcho e asas encolhidas. Ela nunca foi capaz de voar. O que o homem, em sua gentileza e vontade de ajudar não compreendia era que o casulo apertado e o esforço necessário à borboleta para passar através da pequena abertura era o modo com que Deus fazia com que o fluido do corpo da borboleta fosse para as suas asas, de modo que ela estaria pronta para voar uma vez que estivesse livre do casulo.
Algumas vezes, o esforço é justamente o que precisamos em nossa vidas. Se Deus nos permitisse passar através de nossas vidas sem quaisquer obstáculos, ele nos deixaria aleijados. Nós não iríamos ser tão fortes como poderíamos ter sido. Nós nunca poderíamos voar.

APENAS BRINCANDO

"Quando estou construindo com blocos no quarto de brinquedos , Por favor, não diga que estou apenas brincando, Porque enquanto brinco, estou aprendendo sobre equilíbrio e formas. Quando estou me fantasiando, arrumando a mesa e cuidando das bonecas. Por favor, não me deixe ouvir você dizer ele está apenas brincando. Porque enquanto eu brinco, eu aprendo. Eu posso ser mãe ou pai algum dia. Quando estou pintando até os cotovelos. Ou de pé diante do cavalete, ou modelando argila, Por favor, não diga que estou apenas brincando. Porque enquanto eu brinco, eu aprendo. Estou expressando e criando Eu posso ser artista ou inventor algum dia. Quando estou entretido com um quebra-cabeça ou com algum brinquedo na escola, Por favor, não sinta que é um tempo perdido com brincadeiras. Porque enquanto brinco, estou aprendendo. Estou aprendendo a me concentrar e resolver problemas. Eu posso estar numa empresa algum dia. Quando você me vê aprendendo, cozinhando ou experimentando alimentos. Por favor, não pense que porque me divirto, é apenas uma brincadeira. Eu estou aprendendo a seguir instruções e perceber as diferenças. Eu posso ser um chefe algum dia. Quando você me vê aprendendo a pular, saltar, correr e movimentar meu corpo. Por favor, não diga que estou apenas brincando. Eu estou aprendendo como meu corpo funciona. Eu posso ser um médico, enfermeiro ou um atleta algum dia. Quando você me pergunta o que fiz na escola hoje. E eu digo: eu brinquei. Por favor, não me entenda mal. Por que enquanto eu brinco, estou aprendendo. Estou aprendendo a ter prazer e ser bem sucedido no trabalho. Eu estou me preparando para o amanhã. Hoje, eu sou uma criança e meu trabalho é brincar.”


 BISBILHOTANDO NA INTERNET ENCONTREI ESTES TEXTOS NO BLOGGER http://salaeducativa.blogspot.com
 E ESTOU COMPARTILHANDO COM VOCÊS ESPEROS QUE GOSTEM. 

BJSSSSSSSSSSSSSS ATÉ A PRÓXIMA!! 


 

domingo, 23 de janeiro de 2011

LEMBRETE

Sou bastante curiosa, adoro ficar bisbilhotando blogger, princinpalmente o que se refere a educação infantil e têm trabalhos em E.V.A.
As vezes faço uso de sugestões e trabalhos de alguns blogger ;se você encontrar em meu blogger algum trabalho seu; por favor deixe um recado e lhe darei os devidos creditos.

Muito obrigada!!!!!!!!!!

sábado, 22 de janeiro de 2011

Tia leudy: MINHAS PRODUÇÕES

Tia leudy: MINHAS PRODUÇÕES: "ESTAS LINDAS FORAM FEITAS PARA AS PROFESSORAS DA CRECHE PADRE FREDEERICO I ENCONTREI ALGO, PARECIDO EM UM BLOG QUE NO MOMENTO N..."
CARTAZES  DE ROTINA  CONFECCIONADOS EM E.V.A,T.N.T E ISOPOR

CEBOLINHA

CHAMADINHA ESTE SUGESTÃO ENCONTREI NA WEB

RECURSOS PARA SALA DE AULA

ESTE COQUEIRO FAZ PARTE DO PAINEL DA MINHA SALA;

CARTAZ DO TEMPO

ESTA É UMA LEMBRANCINHA QUE FIZ PARA OS PROFESSORES.

ESTA CHAMADINHA  EU FIZ PARA MINHA SALA

 .

PLACA DE PORTA

CANTINHO DE REFLEXÃO  ESTAS  FIGURAS EU PEGUE DE UM SITE QUE NÃO LEMBRO DO ENDEREÇO;



CASINHA DE PALHA DOS 3 PORQUINHOS;

TUDO MEU KKKKKKKK

MINHA PRIMEIRA OBRA


MAQUETE DA HISTORINHA DOS 3 PORQUINHOS

CASA DE MADEIRA CONFECCIONADA COM PALITO DE PICOLÉ ,E PAPEL MICROONDULADO.

PAINEL DA MINHA SALA,

CASA DE TIJOLOS



CESTINHA DE PÁSCOA

LEMBRANCINHAS DO DIA DAS CRIANÇAS


ESTAS SÃO DA CRECHE PADRE FREDERICO





ESTE PALHAÇO FOI FEITO PARA AS CRIANÇAS DA CRECHE SÃO FRANCISCO,FOI UMA  SUGESTÃO DA MINHA AMIGA ELINE
ESTA É A  MILENE,COSTUMO DÁ NOMES PARA AS MINHAS PRODUÇÕES ESTEPRO QUE GOSTEM.

MINHAS PRODUÇÕES




ESTAS  LINDAS FORAM FEITAS PARA AS PROFESSORAS DA CRECHE PADRE FREDEERIOCO I

ENCONTREI ALGO, PARECIDO EM UM BLOG QUE NO MOMENTO NÃO LEMBRO O SITE; GOSTEI ,ENTÃO RESOLVI INCREMENTAR  UM POUCO  E FAZER .NÃO FICARAM LINDAS!!!!!!!!